colica em bebe como reduzir

Cólica no Bebê: o que causa e como eliminar esse desconforto

Spread the love

Você sabe quais são as causas da cólica em bebê e como eliminar o desconforto gerado? Praticamente todos os bebês sofrem com cólica em algum momento da vida. O que poucas pessoas sabem é que existem métodos para prevenir e evitar esse desconforto. 

A cólica persistente pode ser um sinal de complicações intestinais e em outras partes do organismo. Por isso é fundamental estar de olho nos sinais e sintomas de cólica no bebê. Nesse artigo vamos falar tudo sobre o assunto.
Se você não conferiu o como reduzir resfriado em bebês, utilizando colar de Ambar Baltico, venha conferir!

O que é a cólica em bebês

Apesar de a cólica atingir pessoas de todas as idades, são os bebês recém nascidos que mais sofrem com essa condição. Ela é representada pela dor espasmódica, relacionada à distensão do tubo digestivo.

A cólica no bebê pode ser identificada principalmente através do choro e do desconforto. 

Por não serem capazes de se comunicar com palavras, os bebês se manifestam de outras formas. O choro intenso é o principal recurso utilizado. Outro recurso dos bebês é soltar gases, indicando que existe algo de errado.

Os episódios de cólica podem ser breves ou prolongados, dependendo da sua causa. Quanto mais forte é a cólica, mais forte é o choro do bebê, em razão do desconforto experimentado. 

O que causa a cólica em bebês

Os especialistas indicam que a cólica no bebê pode ser decorrente de diversos fatores. Dessa forma, não é possível indicar apenas uma causa para o desconforto. A análise deve ser sempre caso a caso.

No entanto, podemos listar uma série de causas prováveis, geralmente associadas ao desconforto sentido pelo bebê.

Uma dessas causas é a imaturidade do sistema digestivo. O organismo vai se desenvolvendo e adaptando com o passar do tempo. Por isso, é possível que o bebê sinta dor e desconforto nos primeiros meses de vida. 

Outro fator relacionado ao desconforto é o refluxo do ácido gástrico. Dentro do sistema digestivo todos nós possuímos ácidos que ajudam na digestão. Algumas vezes esse ácido pode voltar pelo tubo digestivo, gerando o incômodo. 

Muitos bebês sofrem com a cólica por serem alérgicos a certos alimentos. Por isso é importante o cuidado e atenção dos país, para criar uma dieta balanceada e adequada para o organismo da criança.

Alguns especialistas indicam que a cólica no bebê também pode ser causada pelo estresse e agitação. Quando o bebê está sobrecarregado, nervoso e descontente, o metabolismo para de funcionar de forma adequada. 

Principais sintomas da cólica

Vale a pena destacar que nem todos os desconfortos sentidos pelo bebê são de correntes da cólica. Muitas vezes o choro pode ser indicativo de outras complicações e situações, como a febre, frio, calor e até mesmo a fome.

Consequentemente, é importante estar sempre de olho nos sinais da cólica no bebê. Existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar essa complicação. Os principais são:

  • O bebê está constantemente esticando as pernas e movimentando a região do estômago;
  • O bebê está chorando de forma constante;
  • O rosto do bebê muda de coloração durante o choro – rosto corado;
  • O estômago do bebê está maior do que o normal, mesmo antes da alimentação;
  • O bebê apresenta flatulências de forma contínua. 

Como eliminar esse desconforto

A prevenção é um dos melhores recursos contra a cólica do bebê. Quando todos os cuidados são tomados, as chances do desconforto aparecer são reduzidas ao máximo. 

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a eliminar a cólica do seu bebê, de forma simples e rápida. São medidas que podem ser tomadas no dia a dia, trazendo mais qualidade de vida para o recém-nascido. 

Alimentação

Uma dessas estratégias é alimentar o bebê sempre que ele sentir fome. O leite de vaca não é recomendado nos primeiros meses de vida. Ele pode até mesmo causar a cólica, por isso deve ser evitado. 

Por outro lado, o leite materno fornece ao bebê todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Não siga um cronograma fixo de alimentação, tendo em vista que o seu bebê poderá sentir fome em momentos não programados.

Portanto, acompanhe os sinais de que ele deseja se alimentar. A ausência de alimento no estômago pode gerar cólicas, tendo em vista a atuação do ácido gástrico. 

Tapinhas nas costas

Outra medida que funciona no combate à cólica no bebê é dar tapinhas nas costas após as refeições. 

Esse movimento estimula a eliminação de gases, evitando problemas intestinais. Basta segurar o bebê sobre o ombro e fazer movimentos leves.

Posição para amamentar

A cólica pode ser gerada pela ingestão de ar durante a alimentação. Por isso, na hora de alimentar o seu bebê, tente mantê-lo na posição vertical pelo maior tempo possível. 

Então, isso vale tanto para a amamentação com leite materno quanto para o uso da mamadeira. Essa posição evita que o bebê engula ar enquanto se alimenta.

Banho morno

Se o seu bebê estiver passando por uma crise de cólica, uma das medidas mais eficientes para contornar o problema é o banho morno. 

Quando em contato com o corpo, a água morna ajuda na digestão, além de trazer alívio de forma imediata. Dessa forma é possível fazer com que o bebê pare de chorar e se sinta mais confortável. 

Faça exames regulares

Todo o cuidado é pouco quando estamos falando de bebês. Logo, é recomendado que você faça todos os testes e exames de prevenção.

Portanto, dessa forma é possível identificar, por exemplo, se o seu bebê possui alguma alergia. Como falamos acima, a cólica no bebê pode ser gerada por alergias a alimentos e até mesmo ao leite. 

Benefícios do colar de âmbar para eliminar a cólica do bebê

Sabia que o colar de âmbar é um dos grandes aliados contra a cólica do bebê? Formado pela fossilização de árvores de mais de 50 milhões de anos, o âmbar possui diversas propriedades benéficas para os seres humanos, em especial para crianças.

Ao deixar o colar de âmbar em contato com a pele do seu bebê, ele libera o ácido succínico, que é um verdadeiro relaxante neuromuscular. 

Afinal, ele combate inflamações e alivia dores do corpo, entre elas a dor gerada pela cólica no bebê. Por isso diversas mamães estão começando a usar o colar de âmbar em seus filhos, para aliviar e até mesmo eliminar o incômodo gerado pela cólica. 

Essas são as principais dicas para eliminar a cólica no bebê. Elas são úteis tanto para papais de primeira viagem quanto para pais já acostumados com o dia a dia de cuidados com os pequenos.

A cólica pode gerar um grande desconforto, prejudicando a qualidade de vida do bebê. Nesse sentido, atuar de forma preventiva é fundamental.

Portanto, se você gostou das dicas e quer comprar acessórios com pedras de âmbar, acesse nossa loja online. Confira esses lindos modelos de colares para seu bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *