como vestir o bebe de acordo com a temperatura

Como vestir seu bebê de acordo com a temperatura

Spread the love

Comprar o enxoval do bebê que está à caminho e como vestir o bebe de acordo com a temperatura, pode parecer um desafio e tanto, ainda mais se ele for o primeiro filho do casal. Apesar da situação parecer um bicho de sete cabeças, a prática não é tão complicada como a teoria parece ser. Na hora de comprar as roupinhas para o bebê, os pais devem levar em consideração e seguir basicamente as mesmas ideias de quando compram roupas para eles mesmos, a não ser por alguns detalhes a mais. 

Como deixar o bebê confortável

De forma geral, existem algumas dicas básicas e fundamentais para seguir no dia a dia, a fim de oferecer mais segurança e comodidade ao bebê. Na hora de vesti-lo, é preciso ter sempre em mente que a pele dele é muito mais sensível, fina e pouco resistente em comparação com a pele de um adulto ou até mesmo de uma criança. 

Confira, então, algumas dessas dicas que separamos para você e para seu filho:

– Roupinhas com enfeites podem deixar o bebê incomodado e irritado, além de haver a possibilidade de machucar sua pele. Sendo assim, evite roupas que contenham pedrinhas, zíperes, cordões, botões e outros tipos de detalhes decorativos, que inclusive podem ser engolidos por eles;

Qual melhor tecido para a Roupa do bebê?

– Quanto ao pano ou tecido da roupinha, valorize os mais confortáveis. Uma boa opção é o algodão puro, pois é bem levinho e deixa a pele respirar. Já os tecidos sintéticos e felpudos – como o veludo e a lã -, podem soltar fiapos e provocar alergias; 

– Dê preferência para as roupinhas de cores claras ou pastéis e evite as roupinhas de cores mais fortes ou escuras, pois estas últimas podem ter uma grande quantidade de tinta e causar irritação na pele do bebê;

– Opte pelas roupinhas que são mais práticas e fáceis de vestir e de tirar, com aberturas frontais ou laterais, de corte largo e sem golas muito apertadas e justas. Velcros ou colchetes nas laterais, nos ombros e nas pernas também são melhores para movimento do pequeno.

Mas como vesti-lo adequadamente de acordo com a temperatura?

Com a troca de estações, é muito normal que ocorram oscilações na temperatura e mudanças constantes de clima. Apesar de vivermos em um país onde o clima quente é considerado normal quase durante o ano todo, um estado de atenção já se instala nas mães de primeira viagem quando elas ouvem na previsão do tempo que uma frente fria ou uma massa de ar polar está se aproximando. A reação mais natural é logo abrir o armário do pequeno e vesti-lo com todas as roupinhas de frio possíveis. 

O importante, na hora de como vestir o bebe de acordo com a temperatura, é proporcionar o máximo de conforto para o bebê. O exagero das roupas, independentemente do clima frio ou do clima quente, pode gerar incômodo muito grande e ainda pode levar a outras complicações mais sérias, como transpiração ou desidratação. Por essa razão, é preciso ter bom senso e saber quais são as peças de roupas mais indicadas e adequadas para o bebê dependendo da temperatura, para garantir que ele não sofra desnecessariamente.

Primavera

Entre setembro e dezembro
Durante a primavera, as temperaturas variam muito, podendo ter noites frias e dias quentes ou o inverso. Portanto, é bom vestir o bebê com as roupas de meia estação, como bodies de manga longa para os dias mais frios e peças mais leves para dias quentes. Quando está mais perto do verão, os dias costumam ser abafados e as noites também ficam mais quentes, fazendo com que o macacão não seja mais tão necessário. 

Verão

Entre dezembro e março
Na estação mais quente do ano, os bebês devem usar roupinhas de tecidos bem leves, como algodão e malha. Aconselha-se macacões de malha fina e bodies de manga curta, sem golas. Para dias muito quentes, os bodies podem ser até sem mangas. Pode haver necessidade de uma meia e um casaquinho leve, mas cuidado para não agasalhar demais, pois ele pode desenvolver brotoejas de calor.

Outono

Entre março e meio de junho
O outono é a transição do calor para o frio. Geralmente, tem-se dias com temperaturas agradáveis e noites frias. Nesse período, aconselha-se que o bebê use as roupinhas de meia estação, como calças de algodão e malha, meias e bodies de manga comprida. Durante as noites mais frias, é possível usar macacões mais grossos, assim como luvinhas e touquinhas.

Inverno

Entre junho e setembro
Em geral, o inverno é a época mais fria do ano, portanto, os bebês precisam estar preparados para o tempo frio um pouco mais intenso e o seu bebê não ficar gripado. Vesti-lo com um body de manga comprida e calça por baixo de um macacão e meias é indicado. Os tecidos devem ser mais quentinhos e confortáveis, como plush, soft e malhas macias. Se for sair, não esquece de levar uma manta para protegê-lo do vento.

E como fazer para saber se o bebê está sentindo frio ou calor? 

Cada bebê tem o seu próprio “termostato” interno, ou seja, a sensação de frio ou calor podem variar de bebê para bebê, assim como acontece conosco. Existem alguns truques, no entanto, que ajudam as mamães e os papais a descobrirem o que seus pequenos estão sentindo no momento. 

Para saber se ele está sentindo frio, é indicado verificar suas extremidades, como as mãozinhas e os pezinhos. Se elas estiverem geladas, coloque mais roupinhas ou, se ele estiver dormindo, coloque mais cobertas. Também é interessante tocar no tronco do bebê, na barriguinha, nas costas, no peito e na cabecinha para fazer essa checagem. Agora, para saber se ele está sentindo calor, há alguns sinais para se prestar atenção, como inquietação, suor, febre e rosto corado. 

Produtos de âmbar Báltico protegem seu filho em qualquer estação

Portanto, além das dicas de como vestir o bebe de acordo com a temperatura, você sabia que a joia de Âmbar Báltico, como pulseiras e colar de ambar é uma ótima companheira e aliada dos bebês, independentemente do clima? Por se tratar de um produto homeopático, suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias ajudam a prevenir e/ou aliviar possíveis alergias, irritações, dores e doenças que podem aparecer oriundas das mudanças de temperatura. Ela aumenta a imunidade do seu bebê e o deixa sempre protegido!
Para conhecer as nossas joias, acesse o site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *