Dermatite atópica

O que é Dermatite Atópica e Como o Âmbar Pode Te Ajudar

Spread the love

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, consiste em um processo inflamatório crônico da pele, não contagioso. Ela se caracteriza por lesões avermelhadas que coçam muito e, às vezes, descamam.

Ocorrência e Causas

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica atinge 25% das crianças e 7% da população adulta no Brasil. Suas causas ainda não são muito conhecidas, porém há evidências de que fatores genéticos, bem como histórico familiar, exercem influência sobre o surgimento da inflamação.

Algumas doenças respiratórias podem estar associadas à dermatite atópica, são elas bronquite, asma e rinite. Além disso, alguns fatores de risco podem funcionar como um gatilho para as crises. Como substâncias irritantes (poeira, conservantes e produtos de limpeza), tecidos sintéticos, temperaturas intensas, estresse emocional, ambientes muito secos e transpiração excessiva.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dermatite são a coceira, que piora com a transpiração. Além das lesões avermelhadas, que podem apresentar vesículas e escoriações, também funcionando como porta de entrada para bactérias.

Apesar de estar presente em todas as idades, a dermatite atópica costuma se manifestar de formas diferentes em cada uma delas. Em bebês e crianças pequenas, as lesões são mais comuns na face, principalmente nas bochechas. Já nos adultos, elas podem aparecer nas dobras do pescoço, dos cotovelos e dos joelhos.

Diagnóstico

O diagnóstico da dermatite atópica é feito com base nos sintomas. Entre eles, a coceira, a localização das lesões, uma análise do histórico genético familiar e de uma possível associação com outras doenças, por exemplo.

Tratamento

Por conta da dermatite, a pele costuma ficar ressecada e bastante irritada. Portanto, o tratamento requer certos cuidados. Entre eles, tomar banhos rápidos e de temperatura morna. Evitar banhos muito quentes. Importante fazer pouca aplicação de sabonete nas regiões afetadas, podendo fazer uso de cremes hidratantes.

Caso se faça necessário, o uso de medicamentos mais específicos, como anti-histamínicos, imunobiológicos e antibióticos, deve ocorrer somente após recomendação médica de um dermatologista. 

É importante deixar claro que a dermatite acompanhará a pessoa por toda a vida. Ela pode surgir em situações que auxiliem o seu aparecimento, como as já citadas anteriormente. Porém isso não impede que a pessoa tenha uma vida totalmente saudável. Existem medidas e medicamentos que ajudam a controlar a doença, minimizando os casos de aparecimento.

Cuidados e Recomendações

O primeiro cuidado é o já mencionado banho rápido e com a temperatura morna, nem muito quente nem muito frio. As temperaturas intensas podem provocar as lesões, bem como a aplicação de sabonetes nas regiões afetadas. Como alternativa, é possível aplicar cremes hidratantes, para impedir o ressecamento da pele e aliviar as áreas com coceira. 

Em segundo, deve-se evitar ao máximo o atrito em cima das lesões da dermatite atópica. Por isso, deve-se evitar o uso de escovas ou buchas durante o banho. E optar sempre por roupas de algodão ao invés de lã ou de tecido sintético. 

Buscar ficar sempre em ambientes arejados, com boa circulação de ar, mantendo, assim, janelas e portas abertas para que o ar circule. Isso, principalmente nos ambientes em que a pessoa com dermatite costuma ficar.

Outra dica muito valiosa é beber bastante água. A hidratação da pele começa de dentro para fora. Desta forma, o consumo de água é de suma importância para manter a pele bem hidratada e evitar doenças e irritações na pele.

O Âmbar Báltico e a Dermatite Atópica

Por fim, um grande aliado para bebês, crianças e adultos que convivem com a dermatite atópica são as joias de âmbar báltico. Em sua composição, há uma alta concentração de ácido succínico, uma substância capaz de agir no organismo como um anti-inflamatório e um analgésico 100% orgânico. Sem nenhuma contraindicação, o âmbar auxilia no tratamento dessa doença de pele, amenizando os sintomas alérgicos e aliviando as possíveis dores causadas pelo problema crônico.

O compromisso da Âmbar Báltico Brasil é confeccionar acessórios personalizados – dentre eles, colares, pulseiras, brincos, anéis e pingentes – para levar bem-estar e melhora na qualidade de vida para todos os nossos clientes. O âmbar utilizado em nossas joias é original da Lituânia, país da região norte da Europa. Cada uma das peças é confeccionada artesanalmente, com pessoas especializadas no manuseamento de acessórios que levam essa resina centenária. Se você possui dermatite atópica ou conhece alguém que possui, não deixe de conferir as nossas belíssimas joias!

Entretanto, o mais importante é procurar ajuda médica no momento em que os primeiros sintomas aparecerem. Assim, é possível evitar que o quadro se agrave e garantir que os cuidados e tratamentos adequados sejam devidamente realizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *