Recém Nascido e Colar de Âmbar

Spread the love

Os primeiros meses de um recém nascido podem ser bastante intensos para ele e para os pais. Se engana muito quem acha que será só mamar e dormir. 

Ele passa por bastante mudança nos primeiros meses de vida, o que podemos chamar de uma exterogestação. Por nascerem muito frágeis e depender muito dos pais inicialmente, é necessário criar um ambiente confortável como era no útero.

Por isso o contato com o corpo da mãe, a amamentação em livre demanda, conforto térmico e sons ambientes, ajudam muito nesse momento.

E como o colar de âmbar báltico pode ajudar neste processo? Acompanhe aqui conosco.

Os desconfortos dos primeiros meses do bebê

O processo dos primeiros meses do bebê não é tão simples assim. Isso porque após os 3 primeiros meses, começam a existir mudanças que geram bastante desconforto para o recém nascido.

A gengiva começa a coçar quase que ininterruptamente. São os dentinhos que começam a dar sinal de chegada. 

Para aliviar essa coceira e tensão que os dentinhos criam, colocam as mãos inteiras na boca ou qualquer coisa que encontrem para morder com o intuito de aliviar.

Por volta dos 6 meses, finalmente, surgem os primeiros dentinhos de baixo. Muitas crianças, nesta fase, apresentam sinais físicos de muito desconforto, irritabilidade, febre (não alta, no geral) e/ou amolecimento das fezes.

E neste momento podemos utilizar o colar de âmbar para ajudar!

Para amenizar esse desconforto muitos pais optaram por colocar um colar de âmbar ao redor do pescoço do bebê ou uma tornozeleira, por exemplo.

É importante usar o âmbar legítimo, proveniente da região do Báltico, senão não funciona. 

O âmbar verdadeiro possui uma grande quantidade de ácido succínico, o qual contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, liberadas quando o âmbar, em contato com a pele do bebê, fica aquecido.

como vestir o bebe de acordo com a temperatura

Como saber se o colar de âmbar é original?

Para saber se o âmbar é original recomendamos fazer algum teste. Abaixo seguem algumas instruções.

  • Pingue algumas gotas de álcool ou acetona em uma das contas (pequenas peças de materiais diversos, geralmente esféricas, com um furo por onde se pode enfiar arame, linha, etc), que não pode ficar pegajosa, nem trocar de cor. 
  • Coloque uma das contas em água salgada. Se boiar, é autêntica. 
  • Verifique se a resina é morna ao toque. Se for, é original. 
como limpar peça de ambar

Quando usar o âmbar báltico em um recém nascido? 

A maioria dos pais começa o uso quando os recém nascidos começam a apresentar sintomas de irritação, inchaço e dores provenientes do nascimento dos dentes.

O ideal é que o bebê não se sinta incomodado e não note a presença do acessório. Por isso, recomendamos, no caso dele tentar puxar ou manusear o colar, retirá-lo, para evitar que o bebê o leve à boca. Também leve em conta estas considerações:

  • retire-o na hora do banho para evitar o seu desgaste;
  • colocar no tornozelo na hora de dormir;
  • para não ficar nem apertado demais, nem frouxo demais, o colar deve ter entre 32 e 36 cm, dependendo da circunferência do pescoço do bebê. 
colica em bebe como reduzir

Considerações finais

Apesar de ainda ser uma incógnita para médicos e especialistas da área de pediatria, há quem defenda o uso do colar de âmbar e garanta a sua eficácia contra dores no bebê recém-nascido. 

Portanto, caso você opte por utilizá-lo, leve em consideração as observações descritas neste texto, para assegurar que o seu filhote não corra riscos. O importante é adotá-lo com cautela e responsabilidade. Se ainda tiver alguma dúvida a respeito, converse com o seu pediatra.

Um comentário sobre “Recém Nascido e Colar de Âmbar

  1. Eu comprei um colar para meu bebê mas ele ficou pequeno mesmo quando era recém nascido, o que impossibilitou o uso por muito tempo. hoje ele tem 10 meses e seria muito útil para aliviar o nascimento dos dentinhos. Vocês vendem extensores ou fazem ajustes na jóia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *