sistema imunologico forte

Saiba como manter o sistema imunológico fortalecido

Spread the love

Falamos e nos preocupamos tanto com o sistema imunológico por aqui, mas você sabe o que ele realmente significa na prática? O sistema imunológico é um conjunto formado por órgãos, tecidos e células, que são responsáveis por promover a defesa do nosso organismo contra todo tipo de corpos estranhos, como vírus, bactérias e agentes infecciosos. Além disso, ele também promove o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada pelas células produzidas em reação com esses corpos invasores. 

Em outras palavras, o sistema imunológico é fundamental para a nossa sobrevivência. Por isso, é importante mantê-lo fortalecido, a fim de fazê-lo responder bem diante dos microrganismos invasores e, assim, impedir o desenvolvimento de doenças. De maneira geral, a proteção do sistema imunológico e o estímulo para a produção de anticorpos devem começar logo nos primeiros meses de vida, por meio da vacinação. A poliomielite ou paralisia infantil, por exemplo, pode ser prevenida com a vacina VIP.

Como o sistema imunológico funciona?

Quando um corpo invasor (vírus, bactérias ou agentes infecciosos) entram no organismo, o sistema imunológico é rapidamente ativado para combatê-lo, o que pode gerar uma série de reações. Quando nos machucamos, é natural que a área afetada se aqueça e fique avermelhada. É uma resposta que o nosso sistema dá na tentativa de matar os corpos invasores. 

Também é válido saber que o sistema imunológico possui duas respostas. A primeira é chamada de inata, que são espécies de barreiras que já nascem com a gente. Os pelos, a pele e o muco são físicas e impedem que os invasores entrem no organismo, já o ácido do estômago e a temperatura corporal são proteções fisiológicas. 

A segunda resposta é chamada de adaptativa e nós a adquirimos ao longo da vida. São células de defesa, que o organismo desenvolve depois de entrar em contato com os mais diversos corpos invasores e as deixa armazenadas, assim ele fica pronto para agir caso um desses corpos já “conhecidos” tentar invadi-lo novamente. 

De que forma eu posso fortalecer o meu sistema imunológico?

Agora que você já sabe o que é o sistema imunológico e qual é a sua importância para o nosso corpo, não pode deixar de ver as dicas que nós separamos para você saber como deixá-lo sempre fortalecido. São algumas práticas e hábitos para implantar no dia a dia, que são bem fáceis de serem seguidas e farão toda a diferença. Confira abaixo: 

Seguir uma alimentação balanceada

A dica de seguir uma alimentação balanceada é a base para uma vida saudável em todos os sentidos, inclusive para manter a imunidade lá em cima e prevenir diversas doenças. Isso é porque podemos encontrar a maioria dos nutrientes necessários para o organismo funcionar da maneira correta nos alimentos.

Sendo assim, o ideal é manter uma dieta que varie em alimentos frescos, evitando ao máximo os produtos processados e industrializados, já que esses não trazem benefícios, estressam o corpo e ainda fazem com que a imunidade baixe – e isso é exatamente o contrário do que estamos buscando, não é mesmo? 

Os alimentos que são ricos em selênio, zinco, probióticos, ômega 3 e vitaminas C e E são os mais indicados para fortalecer o sistema imunológico, pois favorecem o cenário ideal para que o organismo produza as células de defesa com mais eficiência. É bom consumi-los de forma diária e regular, e não quando já estiver doente apenas, para evitar o ressurgimento da doença.

  • Selênio: castanha do Pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol e frango;
  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e castanhas;
  • Probióticos: iogurte natural e leite fermentado;
  • Ômega 3: linhaça, sardinha, salmão e atum;
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão e morango;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim e amêndoas.

Praticar atividades físicas regularmente

As atividades físicas aumentam a imunidade, reduzem o estresse, ajudam no controle do peso corporal, proporcionam condicionamento físico e melhoram a capacidade cardiovascular, dentre tantos outros benefícios para o nosso organismo. Ao realizar alguma atividade física de maneira regular, a saúde fica ainda mais forte!

Manter as vacinações em dia

A vacina é responsável por criar anticorpos para vários tipos de vírus e bactérias, sem nem ter ficado doente. Ela cria os anticorpos necessários para nos imunizar de doenças como catapora, sarampo e rubéola, que podem gerar consequências graves ao nosso corpo. Manter a carteira de vacinação atualizada é especialmente importante para bebês, crianças, gestantes e idosos. 

Criar uma rotina de sono

Durante o dia, nosso sistema imunológico está sempre em alerta e gasta muita energia, então é durante o sono que o nosso corpo descansa e o organismo regenera suas funções. Por isso, criar uma rotina de sono é fundamental para garantir. O aconselhável é dormir de 7 a 9 horas, além de fazer refeições leves à noite, desligar os eletrônicos e escolher um ambiente agradável.

Tomar sol

Sabia que o sol pode ser um grande aliado do sistema imunológico? Ele oferece vitamina B e energiza as células-T do organismo, que são responsáveis por eliminar os corpos estranhos. É indicado receber a luz do sol todos os dias, nem que seja por 15 ou 30 minutos. Mas é preciso ter atenção quanto à exposição, utilizando sempre protetor solar.

Abandonar maus hábitos

Ao adquirir bons hábitos, por que não abandonar os maus hábitos? O cigarro, por exemplo, reduz a eficiência das células que compõem o sistema imunológico, limitando a defesa do nosso organismo e gerando mais oportunidades para doenças. O álcool também afeta negativamente essas células, interferindo no estímulo das respostas imunológicas.

Utilizar as joias de Âmbar Báltico

Os benefícios das joias de Âmbar Báltico são inúmeros – e um deles é a proteção garantida do nosso sistema imunológico. A grande concentração de ácido succínico em sua composição funciona como como um poderoso e eficaz anti-inflamatório e analgésico. E o melhor de tudo isso? Tudo de forma completamente orgânica e natural, além de ser um belo acessório que vai bem com qualquer visual.

Acesse o nosso site para conferir as peças. Adquira já a sua joia e deixe sua imunidade sempre protegida: www.ambarbalticobrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *